1º Forum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana

“O mais importante foi mostrarmos a força da sociedade civil organizada, alinhada com a UVEBS e 136 vereadores representando 9 municípios da nossa Região Metropolitana. Na plateia havia 130 Apoiadores exaltando sua força e união em apoio ao túnel, juntamente com 15 mil assinaturas em nossa petição on line. Particularmente fiquei muito contente com este resultado.”
Lustoza

Neste momento em que o Governo Federal inicia a discussão sobre o processo de desestatização do Porto de Santos, com inclusão do projeto do túnel imerso, é importante que a sociedade conheça melhor a proposta de ligação seca entre Santos e Guarujá aprovada pelo Ministério da Infraestrutura. É o que ocorreu no 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, no dia 11 de março, em Santos.

Durante o evento, o público pode conhecer a modelagem atual do túnel: aspectos técnicos, traçado, custos estimados, benefícios socioambientais, logísticos e econômicos. Informações sobre o impacto do túnel em portos ao redor do mundo e sobre a necessidade de inovação e sustentabilidade para a mobilidade de cidades inteligentes. Foi uma oportunidades da mobilidade urbana da Baixada Santista com a construção do túnel imerso e os impactos urbanos da obra que ligará Santos e Guarujá, além da possibilidade de melhoria de qualidade de vida do cidadão.

A palestra da abertura contou com a participação do vereador de Praia Grande e presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Roberto Andrade e Silva (Betinho), e da deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista para o Futuro do Porto de Santos, Rosana Valle (PSB/SP).

A vereadora de Santos, vice-presidente da Uvebs, jornalista, professora e bacharel em Direito Audrey Kleys (PP), foi mediadora de um dos painéis. Também participaram como mediadores os jornalistas Natalie Nanini, apresentadora do programa Porto e Negócios e diretora de Jornalismo da TV Santa Cecília, e Maxwell Rodrigues, empresário e apresentador do programa Porto 360° da TV Tribuna.

O evento também contou com a participação do consultor portuário Casemiro Tércio Carvalho, e ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos, do prof. Tarcísio Celestino, docente da USP e engenheiro especialista em túneis, e do diretor acadêmico do Mises Brasil e ex-subsecretário de Competitividade e Melhoria Regulatória da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC/Ministério da Economia), Adriano Paranaíba, que realizou um doutorado no tema Transporte e Mobilidade.

Da cidade de Santos participaram ainda o arquiteto urbanista e professor da Unisantos, José Marques Carriço, e o consultor portuário e engenheiro Eduardo Lustoza, mestre em Engenharia Mecânica, porta-voz do Vou de Túnel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *