Parabéns, aos 24 anos da AEASV

A atual Diretoria Executiva, homenageia a todos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos com o mural abaixo, relembrando alguns associados que contribuíram para que o sonho se tornasse realidade.

Parabéns, aos 24 anos da AEASV. Que venham muitos outros!

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Vicente está comemorando mais um aniversário neste sábado e, assim como o ouro, chegará aos seus 24 anos do mais puro quilate. A história conta que a Associação de São Vicente já deveria ser mais idosa – mas a próxima e terna AEAS roubava o espaço pela importância e pela tradição de estarmos em uma única ilha. Basta ver que o Santos Golf Clube e Clube Hípico de Santos ficavam em São Vicente. Assim como, muita gente já achou e talvez ainda ache que a bela Ilha Porchat pertença a Santos. Pense bem… Quantas vezes você ouviu um turista, visitando em São Vicente, falar que viajou para Santos? São cidades irmãs – por não dizer siamesas – nem sempre possível definir onde uma começa e a outra termina.

Pois bem, fruto dessa dicotomia, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, fundada em 1937, abrigava praticamente todos os profissionais da área tecnológica da Baixada. Pouco a pouco, porém, as comunidades técnicas mais distantes foram criando as suas entidades e sobrou só um município no litoral Paulista sem uma Associação. Levou 60 anos então para finalmente plantar-se a ideia de uma instituição genuinamente calunga. Um bate papo na Prefeitura entre o então presidente do CREA, o santista André de Fazio, com o prefeito recém-empossado, Márcio França, foi suficiente para constatar a realidade, criar o incômodo e dar ao então vice-prefeito, Nizio Cabral, a distinção de levar à frente a missão de fundar a AEASV.

Last but not least… São Vicente foi a última das associações de Engenharia do Litoral Paulista, porém não lhe faltou brilho. Os seus primeiros atos foram dados na Primeira Câmara das Américas. A posse da primeira diretoria teve palco em noite de gala no Ilha Porchat Clube. Passados menos de dois anos, já tínhamos a nossa Inspetoria. Apesar de pequena, participamos como gente grande da vida do Sistema CREA/CONFEA e dos mais diversos Comitês municipais e intermunicipais. Fizemos diferença entre as associações da região. Tivemos o presente de, em tão pouco tempo de vida, ter em nossos quadros, o Presidente da instituição máxima da Engenharia paulista. E essa história ainda foi mais além, por ter sido ele o primeiro presidente negro do CREA/SP.

São Vicente tem garra, tem luta e tem gente que faz. São presenças ilustres da história da AEASV, o primeiro dirigente e Engenheiro Nizio Cabral, o arquiteto Ricardo Andalaft – o Primeiro Presidente e cedente do espaço da sede provisória em seus escritórios, os também presidentes e Engenheiro Flávio Martins de Oliveira, Engenheiro José Maciel de Brito e Engenheiro Luis Ernesto Zantut. Além deles, muitos colegas cederam seu tempo para cuidar da Associação. A presença feminina também está na história com especial destaque para a Engenheira Marina Valle, personalidade inesquecível da nossa AEASV, que agora se completa com a nossa atual presidente, a Engenheira Maria Amélia Araújo.

Em busca dos 25 anos em 2022, ainda temos muitas metas e muitos desejos a buscar.
Entretanto, neste 11 de dezembro, é aniversário. É dia de parabenizar a AEASV, sua diretoria, conselheiros e associados.
Salve os arquitetos!
Salve os engenheiros!
Salve os profissionais das Geociências!
Salve São Vicente!

José Luiz Sendim Alves

São Vicente 11/12/2021