A atual Diretoria Executiva, homenageia a todos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos com o mural abaixo, relembrando alguns associados que contribuíram para que o sonho se tornasse realidade.
Parabéns, aos 24 anos da AEASV. Que venham muitos outros!

Adriel Fernandes Passos Neto 
Alfredo Pinto Leitão 
Alvaro Antunes Amado 
Araken Ferreira Souza 
Carlos Henrique Moraes 
Claudio Paschoal Mazzitelli 
Eduardo Santos 
Eduardo Toro de Abreu 
Elizabeth Correa Nóbrega 
Fabio Americo Silva Santos 
Fábio Novaes 
Flavio Martins Oliveira 
Gustavo Araujo Nunes 
Hoover Rodrigues Frade 
Hugo Reis Andrade 
Jose Aparecido Pucciarelli 
José Augusto Favalli Ferraz
In memoriam
José Carballido Dominguez 
Jose Maciel de Britto 
Julio Romero De LaIglesia 
Luiz Carlos Camargo 
Marco Antonio Munhoz Sagaseta 
Maria Cecilia Torres 
Nizio Cabral 
Marina Digelza Valle
In memoriam
Paulo Sergio Moraes Ribeiro 
Ricardo Andalaft 
Sidney Barros 
Simone Santos Souza 
Tercio Garcia
In memoriam
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Vicente está comemorando mais um aniversário neste sábado e, assim como o ouro, chegará aos seus 24 anos do mais puro quilate. A história conta que a Associação de São Vicente já deveria ser mais idosa – mas a próxima e terna AEAS roubava o espaço pela importância e pela tradição de estarmos em uma única ilha. Basta ver que o Santos Golf Clube e Clube Hípico de Santos ficavam em São Vicente. Assim como, muita gente já achou e talvez ainda ache que a bela Ilha Porchat pertença a Santos. Pense bem… Quantas vezes você ouviu um turista, visitando em São Vicente, falar que viajou para Santos? São cidades irmãs – por não dizer siamesas – nem sempre possível definir onde uma começa e a outra termina.
Pois bem, fruto dessa dicotomia, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, fundada em 1937, abrigava praticamente todos os profissionais da área tecnológica da Baixada. Pouco a pouco, porém, as comunidades técnicas mais distantes foram criando as suas entidades e sobrou só um município no litoral Paulista sem uma Associação. Levou 60 anos então para finalmente plantar-se a ideia de uma instituição genuinamente calunga. Um bate papo na Prefeitura entre o então presidente do CREA, o santista André de Fazio, com o prefeito recém-empossado, Márcio França, foi suficiente para constatar a realidade, criar o incômodo e dar ao então vice-prefeito, Nizio Cabral, a distinção de levar à frente a missão de fundar a AEASV.
Last but not least… São Vicente foi a última das associações de Engenharia do Litoral Paulista, porém não lhe faltou brilho. Os seus primeiros atos foram dados na Primeira Câmara das Américas. A posse da primeira diretoria teve palco em noite de gala no Ilha Porchat Clube. Passados menos de dois anos, já tínhamos a nossa Inspetoria. Apesar de pequena, participamos como gente grande da vida do Sistema CREA/CONFEA e dos mais diversos Comitês municipais e intermunicipais. Fizemos diferença entre as associações da região. Tivemos o presente de, em tão pouco tempo de vida, ter em nossos quadros, o Presidente da instituição máxima da Engenharia paulista. E essa história ainda foi mais além, por ter sido ele o primeiro presidente negro do CREA/SP.
São Vicente tem garra, tem luta e tem gente que faz. São presenças ilustres da história da AEASV, o primeiro dirigente e Engenheiro Nizio Cabral, o arquiteto Ricardo Andalaft – o Primeiro Presidente e cedente do espaço da sede provisória em seus escritórios, os também presidentes e Engenheiro Flávio Martins de Oliveira, Engenheiro José Maciel de Brito e Engenheiro Luis Ernesto Zantut. Além deles, muitos colegas cederam seu tempo para cuidar da Associação. A presença feminina também está na história com especial destaque para a Engenheira Marina Valle, personalidade inesquecível da nossa AEASV, que agora se completa com a nossa atual presidente, a Engenheira Maria Amélia Araújo.
Em busca dos 25 anos em 2022, ainda temos muitas metas e muitos desejos a buscar.
Entretanto, neste 11 de dezembro, é aniversário. É dia de parabenizar a AEASV, sua diretoria, conselheiros e associados.
Salve os arquitetos!
Salve os engenheiros!
Salve os profissionais das Geociências!
Salve São Vicente!
José Luiz Sendim Alves
São Vicente 11/12/2021
